Falar do dia 2 de janeiro é começar pelo nosso padroeiro da entidade e Filarmônica.O Dia de São Basílio comemora-se a 2 de janeiro. Basílio de Cesareia, Basílio Magno ou Basílio o Grande, assim chamado pela sua sabedoria e doutrina, nasceu a 329 ou 330 na Cesareia, Capadócia, atual Turquia, e faleceu a 1 de janeiro de 379 no mesmo local.
A Filarmônica 2 de Janeiro é um dos grandes grupos musicais que reinam, em absoluto, em Canavieiras. Eles estão presentes em todas as solenidades e acontecimentos importantes que movem a sociedade canavieirense.
A Filarmônica 2 de Janeiro tem a sua sede, simples, mas muito bem conservada, na antiga Rua de Viana, atual Avenida ACM, fora do Centro Histórico, contudo, a sua principal importância não é a arquitetônica, mas sim a cultural, por ser uma filarmônica que se confunde com a própria história de Canavieiras, estando sempre presente, animando com as suas notas musicais, todo o povo canavieirense. Em sua sede, em meados do século XX, aconteciam os maiores bailes de carnaval da cidade, com muito confete, serpentina e onde o lança-perfume estava na mão de todos, crianças e adultos, que brincavam animadamente no salão.
Cultura sempre é cultura e cultura musical leva a alma a sonhar sonhos com notas musicais.